0 Música, Para que serve a música?

Um dia o casal recém casado foi dar um passeio nas ruas do comércio e foram atraídos pela informação de uma loja que estava com alguns produtos em liquidação. Entraram pela loja, viram alguns preços e logo foram abordados por um vendedor: “Já foram atendidos!”. O marido disse com indiferença: “Ainda não”. E pensou: “É melhor eu não continuar sem atendimento”. Apesar do desinteresse inicial, o vendedor tinha o dom de enredar com sua conversa a qualquer cliente. Apresentou-lhes a mais recente novidade do mercado, a revolução dos eletrodomésticos, o aparelho que poderia tornar a vida da dona de casa muito mais tranqüila, com um preço de saldão, pago em condições jamais vistas.
Não houve saída. O casal cedeu. Levou o aparelho para casa, animado por ter feito a compra do ano. Quando tiraram o seu sonho de consumo da caixa, repentinamente surge a pergunta: “Mas para que serve esse negócio mesmo?”.
Parece que com a música na Igreja nós agimos de modo semelhante a este casal. Nós sabemos que música é importante. Nenhuma de nossas programações deixa de ter algo musical. Procuramos sempre músicas novas e queremos cantar e tocar bem as músicas já conhecidas. Investimos bastante em música na Igreja. Promovemos conferências que falam sobre música, compramos instrumentos musicais dispendiosos, fazemos campanhas para comprar a aparelhagem de som mais adequada para o nosso novo templo, demonstrando que música tem para nós um valor significativo. Apesar disso, creio que se fôssemos colocados contra parede, não seríamos capazes de responder a uma pergunta muito simples: Para que serve a música na Igreja? Qual é o seu propósito?
Procurando resolver esta questão desenvolvemos este e outros artigos. Estes artigos são fruto de uma agradável conferência realizada na Igreja Batista Regular Filadélfia em Juazeiro do Norte, CE. Veremos que a música na Igreja serve a três propósitos. A música na Igreja serve para edificação pessoal, serve para edificação do corpo de Cristo e a música serve para adoração a Deus. Neste artigo, defenderemos que a música serve para edificação pessoal. Para meditarmos nesta idéia, vamos estudar a passagem que narra o primeiro contato de Davi com o rei Saul. Ela se encontra em I Samuel 16:14-23.
"Tendo-se retirado de Saul o Espírito do Senhor, da parte deste um espírito maligno o atormentava. Então, os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta. Manda, pois, senhor nosso, que teus servos, que estão em tua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito maligno, da parte do Senhor, vier sobre ti, então, ele a dedilhará, e te acharás melhor. Disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que saiba tocar bem e trazei-mo. Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o Senhor é com ele".
"Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas. Tomou, pois, Jessé um jumento, e o carregou de pão, um odre de vinho e um cabrito, e enviou-os a Saul por intermédio de Davi, seu filho. Assim, Davi foi a Saul e esteve perante ele; este o amou muito e o fez seu escudeiro. Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar Davi perante mim, pois me caiu em graça. E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele".

votem na enquete pessoal

0 cifras alheias:

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home